Desde quando comecei a escrever, sempre houve algumas dúvidas em relação a forma correta do uso de determinadas palavras para descrever algo ou alguma situação. Ao escrever, em especial sobre crianças em alguns tipos de risco social, essas dúvidas ficavam maiores ainda. Então, afinal, qual o termo ou termos corretos a serem usadas nessas ocasiões?
No site da ANDI encontrei a resposta, assim como achei mais um monte de outras terminologias que poderiam vir causar auto questionamentos qualquer dia desses. Na página há diversas orientações e sugestões para profissionais da comunicação e de outras áreas também, mas o foco é em jornalistas.
A produção de textos de cunho informativo, em especial realizados por comunicólogos, deve sempre ser responsável, inclusive na utilização correta de termos e palavras, de forma a ter a menor quantidade de equívocos, causarem mal estar, gerar dúvidas e/ou contribuir ainda mais para estigmatizar pessoas ou grupos sociais.
Fiquemos mais atentos, em especial aos que estão habituados a rotina intensa de produção textual, para não realizar desserviços à sociedade, o contrário da prática jornalística.
http://www.andi.org.br/help-desk/quais-sao-os-termos-mais-apropriados-para-se-referir-criancas-e-adolescentes-quando-se-tem
Nenhum comentário:
Postar um comentário